segunda-feira, 9 de junho de 2008

Filmes recriam vida de Ian Curtis e do Joy Division

09/06/2008 - 16h01

Ricardo Feltrin indica melhores opções do cinema; veja comentário

da Folha Online

Três longas, que fazem parte da programação das principais salas de cinemas, são boas opções para quem gosta de assistir a bons filmes. O primeiro, o canadense "Longe Dela", da diretora Sarah Polley, conta a história de uma mulher que sofre de Alzheimer. Já "Control" e "Joy Division" retratam a vida de Ian Curtis, o depressivo vocalista e líder da banda Joy Division.

O editor-chefe da Folha Online, Ricardo Feltrin, sugere três longas em cartaz. Confira as críticas neste videocast.

"Joy Division", do diretor Grant Gee, um dos grandes sucessos do festival "É tudo verdade", realizado em março deste ano, mostra depoimentos dos três integrantes ainda vivos do lendário grupo Joy Division: Bernard Sumner (guitarra), Peter Hook (baixo) e Stephen Morris (bateria).

Liderados pelo vocalista e letrista Ian Kevin Curtis, eles mudaram a chamada "atitude" do Pop Rock no final da década de 70 e influenciaram arranjos e harmonias de bandas em toda a década seguinte --Echo & The Bunnymen e Talking Heads, entre outros.

O documentário chega ao mesmo tempo que "Control", outro filme sobre os músicos. Este lançamento traz uma leitura sobre o processo criativo do depressivo Curtis, mas a ênfase é sobre sua vida amorosa. É baseado nos relatos de Deborah Curtis, viúva do artista. O cantor sofria de epilepsia, doença que o levou à profunda depressão, mas que jamais interferiu em seu talento. Esses dois filmes têm classificação etária para 14 anos.

Outra sugestão que a Folha Online indica esta semana é "Longe Dela". Protagonizado pela ainda bela Julie Christie e ator Gordon Pinsent. O filme conta a história de uma mulher doente, com Alzheimer, que é obrigada a se internar, enquanto vê a demência destruir seu cérebro e sua vida. Seu marido, um professor, se desespera enquanto relembra o passado do casal. Esse filme tem classificação para 12 anos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u409720.shtml

Nenhum comentário:

Resistência