quarta-feira, 23 de julho de 2008

Anima Mundi chega a SP com filmes polêmicos e programação adulta

22/7/2008 16:40:03

Anima Mundi chega a SP com filmes polêmicos e programação adulta

Além das sessões especiais e oficinas voltadas para o público infantil, festival promete agradar aos adultos e profissionais da área com eventos segmentados

Cena do dinamarquês "Princess", um dos quatro longas da mostra competitiva
Por Amanda Lourenço
Começa nesta quarta-feira (23/07) a etapa paulista do Anima Mundi. O festival, que vai até o dia 27 de julho, será realizado simultaneamente no Memorial da América Latina (Barra Funda) e no Centro Cultural Banco do Brasil (Centro), trazendo um total de 441 animações de todo o mundo, além de oficinas e workshops que são sucesso entre as crianças.

Apesar de aproveitar o mês de férias – no Rio de Janeiro, o festival aconteceu entre os dias 11 e 20 de julho, e em São Paulo, encerra o período – o Anima Mundi não possui foco específico no público infantil, e se tornou famoso por incluir em sua programação filmes voltados para o público adulto, que abordam principalmente temas sociais.

Entre as promessas deste ano no gênero está o longa “Princess”, do dinamarquês Anders Morgenthaler, que concorre na mostra competitiva. A animação conta a polêmica história de um padre que é obrigado a adotar uma menina de 5 anos, filha de sua irmã morta, uma atriz pornô, e foi classificado no festival como desaconselhável para menores de 16 anos.

Ao lado de “Princess”, concorrem ainda ao prêmio de melhor longa o brasileiro “Bellowars”, de Paulo Munhoz, e os norte-americanos “Delgo”, de Marc F. Adler, “Idiots and Angels”, de Bill Plympton. O último, também com censura de 16 anos, traz na técnica do lápis sobre papel um homem egoísta que um dia acorda com asas nas costas.

Entre os curtas exibidos estão produções nacionais e extrangeiras de todos os gêneros, que vão desde sessões especiais para o público infantil até trabalhos de estudantes e animações voltadas para o mercado publicitário, exibidos na sessão “Portfólio”. Haverá ainda mostras paralelas com filmes de outras edições exibições especiais, além de uma retrospectiva de Ray Harryhausen, veterano em efeitos especiais no cinema, além de pioneiro no uso da técnica Stop-Motion para a criação de seus monstros. Entre seus filmes exibidos estão os clássicos “Fúria de Titãs” e “Jason e os Argonautas”, ambos da década de 60.

Outros eventos

Além das sessões abertas ao público, o Anima Mundi promove mais uma vez as tradicionais oficinas de criação, sucesso entre as crianças, que ensinam conceitos básicos das técnicas de animação em película, massinha, zootrópio, areia, desenho animado, Pixilation e recortes.

Além das atividades práticas que envolvem o público geral, o festival também reserva um espaço especial para profissionais da área, o Anima Expo. Na feira, que reúne empresas e instituições que atuam na área, ainda será realizado o 3º Anima Fórum, que pretende discutir o mercado latino-americano de animação, e estimular acordos de co-produção entre os participantes. Ainda para os animadores, haverá o workshop “Desenvolvimento e Roteiro de Animação”, ministrado pela norte-americana Jean Ann Wright, da Hanna-Barbera, além de debates com animadores convidados.

O Anima Mundi acontece em São Paulo entre os dias 23 e 27 de julho, no Memorial da América Latina, com exibições extras no CCBB. A entrada é franca, e os ingressos para as sessões custam R$ 6 (inteira) no Memorial, e R$ 4 no CCBB. Para mais informações sobre o festival e sua programação completa, acesse o site www.animamundi.com.br.

Fonte: http://revistadecinema.uol.com.br/pagina_conteudo_listagem.asp?id_pagina=65&func=1&id=776

Nenhum comentário:

Resistência